quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A participação do pai no parto

Estamos mais curiosos em relação ao parto, ontem a noite estávamos lendo os livros "O que saber quando está esperando" e a "Bíblia da gravidez" sobre como é o trabalho de parto.

Aprendemos que têm 3 fases no trabalho de parto normal entre outras coisas... A decisão que já tomamos é que daremos preferência ao parto normal, digo daremos, só para me incluir, pois sei que a participação do pai é ínfima perto do trabalho que a mãe tem em dar a luz ao nosso filho.

Por enquanto que ela lia sobre o parto e também sobre a participação do Pai que se resumia em fazer o que a mulher quisesse. Se ela estivesse com vontade, o homem poderia ficar do lado, fazer massagem, dar apoio... mas se a mulher não quisesse, o homem ficaria do lado, calado, como uma estátua esperando e rezando para a mulher lembrar que ele existe. Pensei comigo... "Como somos inúteis" A mulher gera o filho, carrega por nove meses, passa por milhões de transformações em seu corpo, tem um trabalho de parto que pode durar até 24 horas e nós homens temos somente o "trabalho" de ejacular e o esperma chegar até o óvulo da mulher.

Se não fosse esse detalhe nos já teríamos sido exterminados da humanidade! hehehehehe!

Apesar de saber da minha insignificancia, pretendo colaborar no que for possível do trabalho de parto da Paula. Quando ela mandar eu calar eu calo, mandar sair eu saio, mandar falar eu falo ou mandar fazer massagem eu faço! Hehehehe! Já decidi que vou participar de todos os momentos do parto! Só não sei se vou aguentar! Mas vou me esforçar. Só não sei se vou cortar o cordão umbical, que tarefa mais ingrata sobra para o pai de cortar o principal vinculo que a mãe tem com o seu filho e que o manteve nutrido até então... Realmente ser pai é difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário