segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Fotos da gravidez da Paula.
Nessa foto o Eduardo está com 7 meses na barriga da mamãe.
A Paula com 7 meses no Parque da Cidade.

Fotos da gravidez

Essa foto foi tirada com 5 meses de gravidez em Cristalina. Eu ainda estava barbudo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A participação do pai no parto

Estamos mais curiosos em relação ao parto, ontem a noite estávamos lendo os livros "O que saber quando está esperando" e a "Bíblia da gravidez" sobre como é o trabalho de parto.

Aprendemos que têm 3 fases no trabalho de parto normal entre outras coisas... A decisão que já tomamos é que daremos preferência ao parto normal, digo daremos, só para me incluir, pois sei que a participação do pai é ínfima perto do trabalho que a mãe tem em dar a luz ao nosso filho.

Por enquanto que ela lia sobre o parto e também sobre a participação do Pai que se resumia em fazer o que a mulher quisesse. Se ela estivesse com vontade, o homem poderia ficar do lado, fazer massagem, dar apoio... mas se a mulher não quisesse, o homem ficaria do lado, calado, como uma estátua esperando e rezando para a mulher lembrar que ele existe. Pensei comigo... "Como somos inúteis" A mulher gera o filho, carrega por nove meses, passa por milhões de transformações em seu corpo, tem um trabalho de parto que pode durar até 24 horas e nós homens temos somente o "trabalho" de ejacular e o esperma chegar até o óvulo da mulher.

Se não fosse esse detalhe nos já teríamos sido exterminados da humanidade! hehehehehe!

Apesar de saber da minha insignificancia, pretendo colaborar no que for possível do trabalho de parto da Paula. Quando ela mandar eu calar eu calo, mandar sair eu saio, mandar falar eu falo ou mandar fazer massagem eu faço! Hehehehe! Já decidi que vou participar de todos os momentos do parto! Só não sei se vou aguentar! Mas vou me esforçar. Só não sei se vou cortar o cordão umbical, que tarefa mais ingrata sobra para o pai de cortar o principal vinculo que a mãe tem com o seu filho e que o manteve nutrido até então... Realmente ser pai é difícil!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pensamentos de um pai de primeira viagem

No inicio da gravidez a gente fica pensando... "O bebê só vai nascer daqui há 9 meses", mas agora que já estamos no sétimo mês de gravidez começa a vir aquele pensamento: "Meu Deus, faltam só 2 meses".
Realmente passa muito rápido, ainda mais na vida agitada que levamos de trabalho e vários compromissos diários e semanais.

Já passamos por algumas etapas da gravidez:

O início - Onde tudo é motivo de dúvida.

Dúvida quanto a se o bebê vai se desenvolver saudavelmente?
Dúvida sobre o sexo do bebê?
Dúvida sobre o futuro?
Dúvida sobre a relação do casal?


O meio - A curtição

No meio da gestação começamos a curtir mais a barriga! Que já está visível! E pela possibilidade de aborto espontâneo ser muitíssimo menor do que no inicio da gravidez. Então começamos a arrumar o quartinho, comprar e ganhar roupinhas, tirar fotos, passear e sonhar muito!

O final da gravidez - A anciosidade

Vai chegando o tão esperado momento de conhecer o nosso filho, mas ao mesmo tempo chega junto várias preocupações de como será o parto. Se vai dar tudo certo? Começamos a ficar ansiosos por saber qual será a data do nascimento, como será o rostinho dele? Como vão ser os primeiros dias em casa... enfim, uma série de anciosidades que acho que devem ser normais aos pais e mães de primeira viagem.

Já estamos na reta final da gravidez... o Eduardo já está desenvolvido e agora precisa amadurecer e ganhar peso para conquistar o mundo!